quarta-feira, 28 de julho de 2010

Águas passadas?

Como todos sabem, Washington retornou ao clube do pó-de-arroz.

A história do jogador nas Laranjeiras foi marcada pela épica campanha na Libertadores, que foi consagrada com o vice-campeonato no Maracanã mais colorido de todos os tempos.

Ao sair, a camisa nove ficou para Fred. A torcida tricolor, que nunca chegou a amar o "Coração valente", resolveu homenagear o novo "ídolo" de uma forma interessante...





Deve ser estranho olhar pra uma arquibancada composta por gente que mandou você "se f#der". E o pior: o presidente do seu clube e seu companheiro de grupo também cantaram!

Tem coisas que só acontecem nas Laranjeiras...

domingo, 25 de julho de 2010

Tudo novo de novo



Pra quem viu nosso último jogo, contra o Palmeiras, o filme de Botafogo e Restart, digo, Fluminense foi parecido.


Jogamos bem a primeira etapa, dominando as ações, mas sem efetividade no arremate. E como justiça no futebol é bola na rede, tomamos gol no 2º tempo.


Aí, com a vaca se encaminhando pro brejo, Joel mexe no time. Você não engana mais ninguém, professor. Você não terá o nome gritado, só porque conseguimos os empates após suas substituições. Pra começo de conversa, os caras sacados não deveriam envergar nosso Manto Glorioso.


Tá, beleza. Aí, fomos lá e empatamos, fizemos a "máquina tricolor" de sparring, mas a virada não veio. E a conta só aumenta. Oito jogos sem vencer.


Arbitragem? É ruim, sim. Esse senhor, o mesmo que não expulsou o anão marrento da beira da lagoa ano passado, após o mesmo ter um ataque de pelanca ao ser humilhado pelo MagoCruel, é dos mais fracos. Ser prejudicado em casa é ainda pior.


Mas não mudemos o foco. Temos problemas, que só muito trabalho pra consertá-los. E pode ser que quem comanda os tais trabalhos não esteja rendendo o esperado.


Domingo que vem, já com o Mago no time, esperamos vitória. Nossa, não do Vitória. Saudações Alvinegras.

sábado, 24 de julho de 2010

Ressurgindo das cinzas




Clássico sempre gera uma emoção diferente. A vitória é mais saborosa, à proporção que o insucesso é mais amargo.

O filme parece meio repetido, e isso é bom. Ainda não descobri o porquê, mas o Botafogo vai bem quando é colocado como azarão e paga mico quando é favorito.

Do lado colorido, a euforia tem nome: a permanência do Muricy. Serelepes pela liderança conquistada, vem cheios de pompa, querendo fazer festa na nossa casa.

E daí? Alguém aí tem medo disso tudo?

O Glorioso, o meu Glorioso, tem a superação como sobrenome. Quando tudo está perdido, a Estrela Solitária brilha mais forte. Amanhã, mesmo com todos os problemas conhecidos, dissecados e reclamados, confio no resultado favorável.

Se você ainda desconfia, pelo menos encare como o último jogo de uma era, já que no próximo domingo Maicosuel, Marcelo Mattos, Elizeu e (oremos) Loco Abreu devem estrear.

Nunca é demais lembrar: o Botafogo tem a capacidade de se reerguer quando ninguém acredita.

Saudações Alvinegras.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Heróis

Empatamos, sim. Estamos há... Peraí, vou fazer as contas... Ah, sim: estamos há sete jogos sem vitória. Então, por que o título "Heróis"?

Porque o Botafogo é herói em cada jogo. O meu Botafogo é. Esse aí, perdeu a essência. Andou moroso, como que não conhecesse a própria história.

Tudo bem que, no futebol, a técnica é primordial. Mas o mínimo que a gente exige é VONTADE DE ACERTAR. Errar é aceitável. A omissão enoja.

Lá no Pacaembu (ah, 1995...), a parada estava perdida. Jogamos um bom 1ºtempo, mas na volta do vestiário, um surto. 2 a 0 Palmeiras, assim, sem resistência.

Aí, a essência Alvinegra despertou, como que num toque divino. Garrincha, talvez? Eu sei lá...

A derrota iminente foi negada. Pontinho comemorado. Pra nós, pouco.

Mas foi bom ver que a Estrela Solitária lutou. Resultado? Tanto faz. Hoje, durmo feliz. Deixo pra pensar com a cabeça amanhã.

"Foste herói em cada jogo, Botafogo..."

terça-feira, 20 de julho de 2010

Gente nova. Gente boa?



Não sei se resolverão, mas estão aí os novos contratados do Botafogo.

O da esquerda é Marcelo Mattos. O da direita, Elizeu. Ambos jogadores de combate no meio-campo. MM fica mais na frente da zaga e também chuta forte. O outro eu não conheço. Diz que defende e ataca, o tal do "jogador moderno". A conferir.

Uma coisa é certa: a diretoria se mexeu. Pela fase, MM chega e joga. E Leandro Guerreiro que se cuide. Elizeu pode surpreender.

Aí, Papai Joel: estão trazendo os caras! Faz tua parte agora! Nós vamos cobrar, mesmo que você não goste. Ou esqueceu que pra isso existimos?

Saudações Alvinegras.

domingo, 18 de julho de 2010

Salgou pra você, Papai Joel...



Sem inspiração pra escrever. Só raiva. Muita raiva.

Nem me venha com arbitragem. Fomos prejudicados? Sim, mas não tira a obrigação de golear o Guarani.

Como é possível o time piorar tanto? Treinaram pra isso?

Vamos aos fatos. 5 jogos em casa. 1 vitória, quatro (eu disse QUATRO) empates.

E aí, Joel? O que tá faltando? Vai pro inferno...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Resumão da rodada #8

No recomeço do Brasileirão, alguns fatos merecem destaque. Vamos a eles!

Só o Palmeiras salva
: Dos 6 times de SP, o Versão foi o único a vencer. E logo um clássico, contra o Santos. Não era Felipão no banco (Murtosa dirigiu a equipe), mas os louros da vitória já estão na conta do pentacampeão.

Dá-lhe Minas: Atlético e Cruzeiro voltaram das mini-férias vencendo. O lado azul de BH tinha Cuca estreando no comando, e bateu o Atlético-PR fora de casa. O Galo, em Sete Lagoas, venceu o seu xará de Goiás. E pra variar, Fábio Costa falhou. Ê praga no gol...

Gávea fora das páginas policiais: no clássico contra o Botafogo, o clube da beira da lagoa venceu a crise e o favoritismo Alvinegro. Também foi o único do RJ a vencer, já que Vasco e Flu empataram. Aliás, parabéns ao FH pelos 250 jogos no Tricolor.

Pra completar: Os times do RS tiveram momentos distintos. Enquanto o Grêmio empatou no Olímpico, o Inter foi a Campinas e voltou com um 3 a 0 animador, na estreia de Celso Roth. E parabéns a Antônio Lopes, que estreou (mais um) pelo Avaí batendo o São Paulo.

Se tiverem algum outro destaque, a caixinha está aí! Comentem!


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais do mesmo





O Brasileirão voltou. E logo nessa retomada, um clássico, contra nosso rival da beira da lagoa.

Papai Joel, como sempre, armou sua retranca. Ora, deu certo no Carioca, por que não repetir? Eita teimosia... Ele próprio diz que futebol não tem receita de bolo, e persiste nesse esquema covarde.

Assim, eles foram melhores no primeiro tempo. Pelo menos tinham mais a bola. Os destaques eram os goleiros, Marcelo Lomba e Jefferson. Sinal de que ambos os atacantes estavam descalibrados.

Que o diga Caio. De cara pro crime, chutou pra fora o gol que mudaria a história do jogo.

Depois do intervalo, um sopro de esperança. Com Edno, a ordem era atacar. Joel esperava que o filme do Estadual se repetisse... Logo ele, tão experiente, acreditando nessas coisas.

Sem nada a ver com nossos problemas, não é que o time das páginas policiais fez um gol? E nas costas do Alessandro! Agora eu me espantei... #ironicmodeon

Nem a reestreia de Jóbson foi suficiente.

Assim, com os mesmos erros de antes da parada pra Copa, perdemos mais três pontos. Pura bobeira.

E agora, professor? Vai continuar a nos torturar ou vai fazer o óbvio?

Domingo, não há outro resultado a não ser a vitória. Chega, fui.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

À estrada dos louros

Saudações!

Finalmente a Copa acabou! Não que eu não goste. Sou apaixonado. Grandes jogos, grandes craques, estádios barulhentos, belas mulheres... É, podia esperar mais um pouco...

Mas quarta-feira volta o Campeonato Brasileiro. 31 rodadas, 5 meses. E nenhuma previsão. Como diria o filósofo, pode dar qualquer coisa.

Resolvi escrever este texto com um objetivo claro: motivar você, Botafoguense de fé, a acreditar no título. Sei que um traço da nossa personalidade é o pessimismo. Acabar com isso não é minha tarefa, nem de ninguém.

Só que o Botafogo precisa de nós. Não temos um time dos sonhos, e talvez aquela época de ouro nunca mais volte. Não seremos dominantes no futebol nacional, como Lyon, Internazionale, Barcelona... E daí? Desde quando nosso amor é condicional?

Levantar a taça em dezembro é um sonho real. Olhe pros concorrentes. Supertime? Bicho-papão? Não há!

Sei que a caminhada é árdua. Aliás, nada do que já conquistamos foi fácil.

Mas você, Alvinegro, pode ajudar. Quando nós estamos na arquibancada e apoiamos nosso time, o impossível deixa de existir.

Ninguém pode calar nosso amor. E esse é o combustível pra elevar nossa Estrela ao topo do Brasil. Saudações Gloriosas Alvinegras!


domingo, 11 de julho de 2010

Dream Team da Copa do Mundo

Acabou a Copa do Mundo. Como passou rápido...

E toda Copa tem seus melhores. Aí vão eles:


Melhor goleiro (luva de ouro): Iker Casillas (Esp)

Chuteira de ouro: Thomas Müller (Ger) *pelo número de assistências, 1º critério de desempate
Bola de bronze: David Villa (Esp)
Bola de prata: Wesley Sneijder (Ned)
Bola de ouro: Diego Forlán (Uru)
Revelação: Thomas Müller (Ger)

Bom, e eu tenho minha seleção ideal. Que tal?





O uniforme tinha que ser da campeã Espanha.

Agora, passo a bola. Diga na caixinha qual seria sua seleção do Mundial!

Campeones!


O mundo saúda os novos campeões mundiais!

O time que jogou o melhor futebol desde que começou esse ciclo de Copa teve seu trabalho coroado hoje, no Soccer City.

Trabalho que começou com Luis Aragonés, campeão da Eurocopa. E muito bem sequenciado por Vicente del Bosque.

Heróis? Como não falar de David Villa, co-artilheiro do campeonato, com cinco gols? E de Puyol, soberano, soberbo na defesa?

Quando este falhava, lá estava Casillas. Um milagreiro. Como cresce em decisões. Citemos Xavi, o maestro. Senhor do meio-campo.

Mas um jogador tem que ser destacado. Graças a um holandês, Rijkaard, seu primeiro treinador no Barcelona, seu futebol apareceu.



E hoje, os holandeses viram do que Andrés Iniesta é capaz.

Na comemoração, um camiseta, uma frase: "Dani Jarque, sempre conosco". Jarque faleceu há um ano. Linda dedicatória.

Ele não foi "o craque" da Copa. Durante o jogo, foi preciosista. Mas na hora fatal, ele não "amarelou". Aliás, a Espanha deveria ter refugado, certo, sabichões?

Não há mais o que falar. A taça está onde merecia estar.

sábado, 10 de julho de 2010

Palmas, muitas palmas!


O que vale uma disputa de terceiro lugar?

Na cabeça de muita gente, nada. Aliás, pra essas pessoas, só o campeão merece ser respeitado.

Mas Uruguai e Alemanha merecem os aplausos do mundo. A Celeste, após chegar à Copa pela repescagem, superou o grupo mais equilibrado. Fez frente a duas seleções europeias, quando a goleada era tida como provável.

Uma delas foi o adversário e vencedor do jogo de hoje. Os jovens alemães não eram favoritos. Tornaram-se a sensação. Mas não era a hora do título. O caminho pra 2014 está bem pavimentado.

Decepção por jogarem hoje, em vez de amanhã, no Soccer City, existe sim. Todos querem chegar ao topo. Todavia, quando esses jogadores lembrarem de 2010, sentirão orgulho.

Porque deram seu melhor.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arsenal: chegou a hora!?

Ainda é Copa do Mundo. Mas daqui a poucos dias, a bola volta a rolar no Brasil e no Velho Continente. O Arsenal, que pra quem não sabia, é meu time na Inglaterra, ainda luta por seu primeiro título desde que mudou de estádio.

Como sempre, Wenger vai à procura de reforços em lugares menos conhecidos. Assim, trouxe o zagueiro Koscielny, do Lorient (Fra). A princípio, será reserva de Vermaelen e Gallas. Mas já supre a carência no banco. Silvestre foi-se pro mundo árabe. Que nunca mais volte!

Na parte ofensiva, a esperança está em Chamakh, ex-Bordeaux (Fra). Os Gunners não têm um goleador desde a saída de Henry. O marroquino chega pra ser titular.

Ainda há especulações. Felipe Melo é o mais provável. Sobre goleiro, outra posição carente (já que Almunia não dá segurança pra ninguém), nada. Então, considerando quem já está contratado, a equipe deve ser escalada no 4-3-3.


Football Fans Know Better


É isso. Ainda há as opções de Song, pra aumentar a marcação no meio-campo, e Rosicky e Walcott, pros lados. A nós, torcedores, é esperar e confiar nesse time, que tem reais chances de reconquistar a Premier League, após 7 temporadas.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dream Team das semifinais

As semifinais da Copa do Mundo levaram emoção aos torcedores e aos fãs de futebol. Espanha e Holanda duelarão pelo primeiro título mundial. Enquanto a bola não rola, aí está minha seleção dos jogadores que se destacaram nesses dois jogos sensacionais:


Football Fans Know Better


Diga na caixinha qual seria sua seleção! Abraços.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nós estamos na final!


Aí está. Fazendo jus ao favoritismo, a Espanha chega à sua primeira decisão de Copa.

Pragmática, talvez. No mata-mata, três vitórias por 1 a 0. Mas duvido que eles se importem.

Hoje, em Durban, o obstáculo era a Alemanha. Peso da camisa, melhor ataque, melhor futebol da Copa. Motivos não faltavam para apontar a Fúria como azarão.

Desculpem o clichê, mas o jogo é jogado onde o lambari é pescado. Ali, no gramado, o time de vermelho mandou e desmandou. Os alemães esperavam o contra-ataque fatal, que não veio.

Com a paciência que marcou sua campanha neste Mundial, eles foram tentando. Empurraram o rival na parede. O gol parecia questão de tempo. Villa decidiria de novo?

O herói foi Carles Puyol. Do alto de seus 1,78 m, ele subiu mais do que todo mundo para levar uma nação ao delírio.

Quem vai ficar com a taça? Quem vai acabar com a maldita fama de amarelona? Laranja ou Fúria?

11 de julho. Soccer City. Independente do placar, esse jogo entrará para a História.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Soy Celeste hasta la muerte

Boa noite. Inspirar, expirar... Hoje, na Cidade do Cabo, a história uruguaia teve mais um capítulo marcante. Eu sei que a Holanda ganhou. Mas quem disse que a vida é só de vitórias?

Com um time inferior, e desfalcado de jogadores fundamentais como Lugano e Suárez, não deixamos de sonhar. Perante nós, um supertime. Craques renomados e em excelente fase.

No início, um golpe. Chutaço de longe e desvantagem no placar. Estava dando a lógica. Mas esqueceram de avisar para os homens de azul. Se na técnica era impossível, usa a garra!

Na mesma moeda, Forlán empatou. Na marra. Quando o intervalo veio, era nítido o tamanho do esforço dos guerreiros. Não se podia errar.

Segundo tempo. Tome angústia. Na marcação, Arévalo, Pérez, Godín, todos foram leões. Brigavam com lealdade. Mas mostravam aos holandeses: não vai ser fácil pra vocês.

Só que é difícil segurar o talento. Sneijder, candidato a melhor da Copa (e do ano), desempatou. Três minutos depois, o terceiro gol. Acabou?


Nem pensar. Se vamos perder, que a nossa pele fique no gramado.

Com a garra charrua no coração, era tudo ou nada. Não fosse o preciosismo do adversário, certamente tomaríamos mais gols. Só que o risco era necessário.

46 minutos. Em um ato de "irresponsabilidade", jogada ensaiada. Santa coragem. Maxi Pereira reacendeu a esperança. Aos que já davam como certa a vitória da Holanda, era olhar pro relógio e torcer pelo apito final.

Acréscimos... Quem estava assistindo, independente da preferência, sentiu o coração acelerar. Bola na área, alguém empurra a Jabulani pro gol!

O juiz apitou o fim da batalha. Não deu.

Quem disse que nós não devemos sentir orgulho? Como dito no primeiro parágrafo, a vida não é só de vitórias. Perdemos de pé. Jamais baixamos a guarda. Esse é o real valor de um guerreiro: independente do que digam, jamais desistir.

Está estranhando minha fala em 1ª pessoa? Pois saiba que, de hoje até sempre, sou Celeste. Reparou que não citei Abreu? Não é por causa dele a minha decisão.

Saludos.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Guardando o estoque


Depois de quatro semanas, a torcida Alvinegra pôde matar um pouquinho da saudade. Mesmo que pelo rádio. Lá em Corumbá, contra o time da casa, uma vitória por 2 a 0. Pouco? Melhor guardar os gols pro Brasileiro...

Mas antes, outro Feijão no Fogão bem-sucedido. Com a presença de jogadores (diferente de quando é aqui no Rio, por que será?), entre eles Maicosuel, e de Mauricio, a galera teve uma grande tarde lá no pantanal.

Ah, o jogo? Joel não parece disposto a sair do esqueminha do Carioca. Pô, antes o material disponível deixava a desejar. Custa testar um jeito diferente de jogar? Três zagueiros contra o Corumbaense?! Quero ver quando Mago e Loco puderem jogar...

Passado o momento vuvuzela, era pra ter sido uma goleada. Uma chuva de chances criadas e desperdiçadas. Tanto é que o goleiro deles não foi destaque, a pontaria estava ruim mesmo. No 2º tempo, com um pouco mais de ofensividade, Caio e Edno deixaram suas marcas.

Faltam 10 dias pra bola voltar a rolar por aqui. E logo contra quem jogaremos? O time da Lagoa, que teve mais destaque nesse ano nas páginas policiais. Vamos mostrar pra eles que a freguesia voltou, pra nunca mais acabar.

Enquanto isso, a saga uruguaia continua. Que orgulho do nosso 13. Será mais um jogador do Glorioso a ganhar uma Copa do Mundo? Eu não duvido de nada. Saudações Alvinegras!

sábado, 3 de julho de 2010

Dream Team das quartas

Os quatro melhores da Copa do Mundo estão definidos: Holanda, Uruguai, Alemanha e Espanha. Bom, vamos à minha seleção da última rodada. E não é coincidência. O melhor time emplacou mais jogadores.




Agora digam na caixinha qual seria sua seleção!

A Fúria chegou!


Esquisito falar isso, mas é verdade.

A eterna amarelona está nas semifinais. Sem o espetáculo cantado antes da bola rolar. Mas com força pra chegar ao título.

Os responsáveis? O time todo está bem. Muito bem. E dentro dessa alta regularidade, o camisa 7 se destaca. David Villa não é só o artilheiro do Mundial, com cinco gols. É O craque da competição.

Hoje, foi necessário derrubar o valente Paraguai. Quando Piqué cometeu pênalti infantil, os velhos fantasmas pareciam atormentar a Fúria. Casillas tratou de exorcizá-los. Em seguida, outro penal, agora a favor. Perdido por Xabi Alonso. Refugo?

Não dessa vez. Quarta-feira, contra a melhor Alemanha dos últimos 20 anos, os espanhóis tentarão mostrar para os que ainda estão descrentes:

Chegamos!

Don't cry for me, Maradona...



A carruagem albiceleste virou abóbora.

O futebol que encheu de ânimo e confiança os torcedores argentinos, e de outros lugares do mundo também, sucumbiu diante do melhor time do Mundial. É a melhor Alemanha que eu vi jogar. Além da conhecida disciplina tática, conta com jovens talentosíssimos. Combinação letal.

O melhor do mundo não resolveu. Tá, vinha de uma gripe repentina. Mas diferente de Kaká e Ribèry, outras decepções da Copa, estava muito bem assessorado.

Não tem jeito, o craque será sempre o mais cobrado. E se antes os hermanos já cobravam dele o mesmo futebol praticado no Barcelona, agora a corrente "Messi não joga na seleção" ganhará mais força.

Ah, Dieguito... Sua defesinha é sofrível. E ainda por cima, você deixou seus dois melhores volantes assistindo esse fiasco pela televisão. Nunca um "diós" será tão profanado.

Assim como em 2006, vocês nem tiveram tempo de sacanear os brasileiros. E saíram humilhados. Só posso dizer: Auf Wiedersehen!*

*em alemão, "Adeus!"

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Loucura Celeste


Depois de 40 longos anos, o Uruguai está entre os quatro melhores do planeta.

A vaga veio ao melhor estilo Botafogo: com MUITO sofrimento. Empate no tempo normal. Por Gana, Muntari marcou, em falha de Muslera. Forlán empatou no segundo tempo.

A prorrogação foi mais brigada do que jogada. Poucas chances de gol. Até o último minuto, quando Suárez salvou com a mão o que seria a eliminação uruguaia. Gyan teve a chance de entrar pra história. E mandou no travessão.

A agonia dos pênaltis veio. E dois jogadores foram os heróis da Celeste. Muslera se redimiu e defendeu duas cobranças. Na bola decisiva, a responsabilidade era DELE.

Adivinhem o que aconteceu?



Outra cavadinha alucinante. Outra vez, pra ficar guardado na memória.

Holanda? Que venha! O Uruguai está mais forte do que nunca. Loucura pensar na final? Perguntem pro 13.

Nem tudo estava errado...

Voltando um pouco no tempo... Mais precisamente, há quatro anos atrás. Após a eliminação em Frankfurt, exigia-se uma mudança na Seleção. Estava tudo errado.

Bagunça no período de treinamentos. Libertinagem nas horas de folga. Excesso de peso e de estrelismo. O brado nacional expulsou todos os "responsáveis" pelo fracasso na Alemanha.

Ricardo Teixeira elegeu seu "faxineiro": Carlos Caetano Bledorn Verri. Sem experiência como treinador. Mas com a esperança de que sua liderança, comprometimento e pulso firme dos tempos de jogador trouxesse de volta o "orgulho de defender o Brasil".

Resultados vieram. Copa América, Copa das Confederações e 1º lugar nas eliminatórias para a Copa-2010. Mas havia críticas. Em nome de suas convicções, Dunga tomava atitudes estranhas. Em todos os setores da Seleção.

A técnica era deixada de lado, para que os "patriotas" tivessem espaço. O trato com a mídia mudou. Parecia que a impresa era culpada pelo gol de Henry. Os selecionados, antes solícitos, ficaram mais sisudos. Mais rudes. Mais "dunguistas".

Chegado o grande momento, parecia que o novo Brasil daria certo. O estilo de jogo, avesso às nossas tradições, mas extremamente eficiente, aliado ao peso da camisa, nos conduziria ao hexa.



Ledo engano. Os equívocos cometidos ao longo do ciclo eclodiram na África do Sul. A seriedade se transformou em desequilíbrio. O nervosismo do comandante foi absorvido pelos "soldados". E soldado nervoso erra o tiro. E morre.

Novamente, como há quatro anos, os fantasmas serão caçados. Sinal de que nem tudo estava errado.

P.S.: Não ia deixar de dar os parabéns à Holanda. Depois do intervalo, mandaram no jogo. Merecem estar entre os quatro melhores do mundo.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dream Team das oitavas

Conhecidos os oito classificados para as quartas-de-final da Copa, resolvi escalar minha seleção da última fase. Dos 11, dois voltaram para casa.





E aí? Qual a sua seleção? Comente!

Se eu fosse o Joel...

Todo mundo já se imaginou treinando seu clube de coração. E a torcida Alvinegra tem uma particularidade: quando estamos torcendo, ligamos o "coach mode". Pude perceber isso ao longo dos anos vividos nas arquibancadas.

Difícil lembrar de algum professor que não foi chamado de burro. Do tempo que eu acompanho o Botafogo, só Cuca. Talvez por seu estilo ofensivo, que faz jus às nossas tradições. Retranqueiro aqui tem vida curta.

Papai Joel está no meio-termo. Ganhou o Carioca se defendendo no primeiro tempo e jogando com quatro atacantes no segundo. Mas que se leve em conta o grupo à disposição. Ele fez o que dava pra fazer.

Agora a história é outra. Com os reforços pra nossa linha de frente, a tendência é desmanchar o 3-5-2. Não é o que se viu nos treinamentos. Tá, vamos dar um desconto, Somália ainda está no DM, o Loco tá na Copa e o Mago chegou na terça.

Dentro de poucas semanas, quando todo mundo estiver disponível, aí sim saberemos quais os planos do professor. Mas não custa nada dar ideias. Então, a minha é essa:

Dois esquemas, com os mesmos jogadores. Meus 11: 1-Jeff, 2-Somália, 3-Antonio Carlos, 4-Fábio Ferreira, 5-Leandro Guerreiro, 6-Marcelo Cordeiro, 7-Maicosuel, 8-Sandro Silva, 9-Caio, 13-Abreu e 17-Herrera. Não é impossível. Basta treinamento. E uma formação parecida foi testada lá em Teresópolis, só que com Alessandro (no lugar de Somália) como terceiro zagueiro.








O grupo ainda não está fechado. A diretoria procura um zagueiro, laterais e um volante. Sem nomes, não dá pra comentar. Só esperar. A caixa de comentários está aberta, caso concorde ou discorde. Abraços!