segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reflexão

Ao ver Elizeu errar aquele passe, já me preparei pra ver o gol de empate. Aliás, durante todo o segundo tempo, meu desejo era que, se fosse pra entregar, pelo menos não deixassem pros minutos finais.

Estou me lixando pra desfalques, campo ruim, arbitragem, enfim, todos os argumentos que usam pra justificar essa má fase. Em toda sua história, nada disso foi suficiente pra ofuscar a Estrela Solitária. Contra tudo e contra todos, ela sempre brilhava.


Quando olho os jogadores que vestem nosso manto Glorioso, fico a imaginar: "eles sabem que estão em um clube GIGANTE?" Passa pela mente desses homens algum sentimento de responsabilidade?

"Tem muita raça, tem muito culhão, este é um time grande" - Sebástian "El Loco" Abreu.

Só você, Abreu. Só você parece saber disso...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

El hombre, la lenda, el mito

Amigos, para llevar nuestra camisa, el principal requisito es sangre. Corazón. Puede ser que carece de calidad, no siempre es posible tenerlo.

Pero el orgullo de defender nuestros colores es esencial. Y Loco Abreu lo tiene de sobra. Aunque con pocos meses de Botafogo.

No tengo a Abreu como ídolo por ser el mejor jugador del mundo.


Este gesto lo justifica todo. Ningún atleta en el grupo actual tiene más cojones que El Loco. Ningún.

¿Vamos a ser campeones? ¿Quién sabe? Sólo sé que nuestro 13 nos honrará. Saludos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estrela da vida inteira




Um ato de celebração.

Caso me perguntassem o que é torcer para esse clube, responderia com a frase acima. Mas celebrar o quê, exatamente?

O Botafoguense celebra a vida. Comemora a chegada do trem à estação, o embarque e o desembarque. Festeja o encontro com os amigos, ou melhor, os parentes. Ali, na diversidade de classes e raças, todos são preto e branco, branco e preto.

Defesa, desarme, drible. Gol! E dá-lhe Fogo! Momento de ações de graça. A Deus, ao santo, à camisa da sorte, à própria memória, por ter lembrado de todos os rituais...

Vozes que saem da garganta. "Ninguém cala esse nosso amor". Tormentas vêm nos abalar? "Momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar". Mesmo com esses pernas-de-pau aí? Simples: "sempre iremos te apoiar".

Somos guiados por uma estrela. Alvinegro não abaixa a cabeça porque a estrela está no céu. É pra lá que nossos olhos e sonhos se voltam.

Quando tudo parece conspirar contra, quando não há razão aparente para sorrir, logo lembramos do que nos move: o Botafogo existe! Eis o motivo maior da nossa celebração.

Glórias ao Glorioso!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Setembro negro?

Quando se fala de Botafogo, nada é fácil.

Sofrer é uma marca de nascença. Isso nos torna diferenciados. Somos capazes de chorar de alegria e rir da dor. Mas também acabou criando em alguns um "complexo de Hardy", um negativismo que é disfarçado de "realismo".

Setembro se desenhava nebuloso. Vitória contra o prudente, mas uma desavença entre Joel e Loco Abreu. Depois, empate em casa e um princípio de incêndio.

Logo apagado pelo "bombeiro" uruguaio. Duas vitórias e a distância para o líder já não é mais tão grande. Só que nada é fácil, lembram?

As contusões apareceram. E aos montes. E de jogadores importantes.

Hora de desanimar? JAMAIS! A nossa sequência é um teste de fogo. Se tecnicamente, o time está enfraquecido, há um fator que pode compensar:


A história (curta, mas real) conta que jamais perdemos com casa cheia. Por si só, já bastaria pra te motivar a largar o sofá. Mas veja: o que "sobrou" não é tão ruim assim! Jefferson, Maicosuel, Abreu...

Não importam os nomes nas camisas. O que vale é a camisa que eles vestem. Azar? Faça como eu, risque essa palavra maldita do dicionário. Será apenas uma história que teremos pra contar a nossos filhos.

Acreditem! Saudações Alvinegras!

domingo, 12 de setembro de 2010

Muito prazer, eu sou o Botafogo!

Saudações Alvinegras! Particularmente, eu gosto quando o Botafogo não está sob os holofotes da grande mídia.

Eu só queria pedir uma coisa: R-E-S-P-E-I-T-O! Não é concordar com nossa opinião regada a paixão e otimismo, é apenas lembrar que estão falando do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

Quando vencemos cinco partidas consecutivas, a desculpa estava na ponta da língua: "só pegaram baba". Engraçado, pois derrotamos o atlético-go lá, o mesmo que bateu líder e vice-líder na sua casa.

Mas não estou aqui pra dar atenção aos céticos. Afinal, que vitória hoje! Isso que deve ser exaltado! Nosso Glorioso, mesmo assolado por lesões, dominou o são paulo. Jason? No Encheião ele não apareceu!

Se no primeiro tempo houve chuveirinho em demasia, na volta do intervalo o time mudou. Mais bola no chão, mais jogadas em velocidade, e as chances se multiplicavam.


Até que ele de novo, Loco Abreu, botou a redonda na rede. EXPLODE, TORCIDA ALVINEGRA! O jogo ficou à feição, do jeito que Joel gosta. E num contra-ataque, Edno guardou o segundo, pra não deixar dúvidas.

É bom que seja dito: nada de soberba por aqui. Confiança é vital em todas as áreas da vida. Eu falo em título desde antes do campeonato começar.

E já posso sentir o cheiro da minha amada... Abraços!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mucho Loco!

Assim é o Botafogo. Quem conhece e ama esse clube sabe que a superação vem quando ninguém acredita.

Nós, seguidores da Estrela Solitária, reclamamos da diretoria, do treinador, dos jogadores, até da própria torcida. Mas não permitimos que "estrangeiros" façam o mesmo.

Na noite de ontem, mesmo com o prognóstico nebuloso (volantes demais para quem prometera ser ofensivo), a esperança era de vitória.

Sem lógica, só feeling. E a cada milagre operado por Jefferson, um sorriso me vinha ao rosto, ao passo que o coração Alvinegro espancava.

Quem seria o co-herói, aquele que, junto com nossa muralha, estamparia as primeiras páginas como autor do gol do alívio?



Podia ser qualquer um. Tinha que ser El Loco.

A arrancada continua. Cada vez mais consolidados no grupo dos líderes. Ainda desconfiam de nós, mas melhor assim.

Saudações Alvinegras!

domingo, 5 de setembro de 2010

Balanço Alvinegro

Acabou o primeiro turno do Brasileirão. Não literalmente, pois duas partidas foram adiadas.

Mas pro Botafogo, sim. Lá se foram 19 jogos em quatro meses. E nos próximos três, os outros 19 serão disputados. A parada para a Copa do Mundo é a explicação para essa diferença entre os turnos.


Nossa distância para a ponta da tabela já foi muito maior. E se lembrarmos que passamos oito rodadas sem vencer, estamos bem, de certa forma.


Tropeços são normais. Seja por desfalques, arbitragens ruins ou
burrada do treinador.

Aí está nossa campanha, esmiuçada. Dá pra notar que, nos "jogos grandes", fomos muito mal. E quem quer ser campeão tem que vencer seus concorrentes.



A jornada se inicia contra o santos, na quinta. Logo no Pacaembu, 15 anos depois. Que seja um presságio de bons ventos a nosso favor. Saudações Alvinegras.

Bola da vez


Veja só... Alvinegro, não sou (nem tenho pretensão de ser) o dono da verdade. Tem gente que concorda, que discorda, ou que não tem opinião, apenas acompanha a maré.

Este senhor aí na foto bate nos peitos, bradando ser um bom treinador. Diz que acerta mais que erra. Que é um vencedor. Mas daí a mostrar tamanha altivez na fala, no jeito de armar sua equipe, no trato com a imprensa... Este senhor se acha o melhor do mundo?!?!?!

Hoje, o fácil tornou-se difícil. Graças a ele. Escalação ultraconservadora para quem diz brigar pelo título. "Mas fez 2 a 0 em 20 minutos, Ricardo!".

Usando as palavras do próprio, "uma vitória mascara muitas coisas". Depois do segundo gol, o Botafogo parou. Também, não tinha quem puxasse contra-ataque, quem mantesse a bola sob nossa posse. Aliás, tinha, mas estava no banco.

Então, só após o grêmio diminuir a vantagem, vem a substituição. Caio. CAIO?!?!?! Aí é demais. Será que tem empresário mandando colocar o garoto todo santo jogo? E por que deixar o time sem referência na frente? Como ganhar desse jeito? Na sorte?

Ela te abandonou hoje, Natalino. Não é assim que se ganha campeonato. O Carioca aconteceu, beleza, mas não é parâmetro. Só o senhor não enxerga.

Então, o pessoal do sul, que já pensava como explicaria uma goleada, saiu daqui com um empate. E nós temos que aturar o professor na coletiva, dizendo que não errou. Por favor, piada tem hora.

Enfim, taí minha opinião. Concordando ou não, chega mais. Saudações.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Contagem regressiva

Lutaremos pelo título.

Já venho afirmando isso há algum tempo. Aliás, quem torce para um grande clube não pode pensar diferente. Nunca, jamais. A meta é o topo.

Um campeão se faz de talento. De determinação. De sorte. E, claro, de fé. O primeiro passo pra algo dar errado (não só em futebol, na vida em geral) é não crer.

Por isso, convoco aos irmãos Botafoguenses a começar uma contagem. FALTAM OITO! Esse número representa a distância que nos separa do líder momentâneo do BR-10. Que, diga-se de passagem, está longe de ser imbatível ou franco-favorito.

Ainda faltam 20 batalhas. Há que se jogar sempre com espírito de final. Temos jogadores decisivos. Jefferson, a nos salvar na defesa. Maicosuel, que voltou pra se consagrar. E temos nós, a torcida. A fórmula é simples: Engenhão lotado = Botafogo forte.

Ah, a vitória de ontem? Valeu três pontos, já diria Cleber Machado, e é isso que importa. Está contando? FALTAM OITO! Saudações Alvinegras!