sábado, 30 de outubro de 2010

Leão Alvinegro

O rei Leônidas lutou.

Enquanto seus conterrâneos recuaram diante da derrota iminente, ele preferiu morrer gloriosamente.

Liderando trezentos espartanos, enfrentou um exército persa infinitamente mais numeroso. Perdeu. Mas perdeu de cabeça erguida, sem deixar de defender sua pátria.


Sebástian Abreu não é rei. Mesmo com suas qualidades e seu status de grande guerreiro, se coloca como mais um soldado da tropa Botafoguense. Ontem, junto a seus companheiros de batalha, e apoiado por um pequeno (porém valente) grupo de fiéis cidadãos Alvinegros, ele passou por situação semelhante à vivida pelo rei Leônidas.

O exército inimigo era maior. Bem maior. Além disso, o confronto se desenhou em terreno desconhecido, hostil. Condições suficientes para forçar uma rendição.

Menos para Sebástian.

Os soldados de defesa executaram à perfeição as ordens do general Joel. Obina, o guerreiro mais temido do inimigo, não foi capaz de superar nossa muralha.

Sun Tzu diz que "a invencibilidade está na defesa, a possibilidade de vitória, no ataque". Logo, era necessário ousar. E a ousadia teve nome: Edno. No tempo certo, ele chegou ao front. Ao lado de Sebástian, alcançou o que os 300 de Esparta não conseguiram: a vitória.

Mais uma batalha foi superada. Só restam seis. A próxima será em nossos domínios. Fácil? Nada pro Botafogo é fácil. Saudações Alvinegras!

*Leônidas I era conhecido como Leão de Esparta.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A arte da guerra


Sete batalhas. Uma guerra.

Não há espadas, canhões, fuzis ou armaduras. Mas há semelhanças entre os embates históricos e o futebol.

Confronto entre nações: ambas têm o preto e o branco em seus pavilhões. São adoradas por milhões de leais súditos. Passaram por grandes humilhações, mas se reergueram. E amanhã, se enfrentarão com objetivos opostos.

Duelo de generais: de um lado, Dorival - o destemido. Expulso da liderança de outra tropa por não abrir mão de suas convicções, agora está no comando de uma missão dita impossível. Do outro, Joel - o persistente. Ele já passou por grandes triunfos (e reveses) em sua vida. Sua capacidade é contestada, mas o próprio diz não se abalar com as vozes contrárias. Nem quando elas vêm do seu próprio povo.

Guerreiros: em todo exército, há os destaques. Guerreiros que, por suas qualidades na arte da guerra, são reconhecidos e respeitados. Jóbson, Réver, Diego Souza, Marcelo Mattos, Obina, Loco Abreu. Deles, vêm a esperança de seus povos na vitória.

Sete Lagoas. A batalha será em campo inimigo. As condições não parecem favoráveis. Diante de nós, haverá uma Tropa de Elite.

Só que eles não são imbatíveis. Nosso exército também é forte, qualificado, determinado, destemido. A glória é nosso destino. O sucesso está em nossas mãos.

Sun Tzu diz:

"Não adies o momento do combate, nem esperes que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas se embote. A vitória é o principal objetivo da guerra."
"A invencibilidade está na defesa. A possibilidade de vitória, no ataque."
"É por seu ímpeto que a água das torrentes corrói os rochedos."

Saudações Alvinegras! Rumo ao topo!


domingo, 24 de outubro de 2010

Uma nova esperança

CHEGA DE EMPATAR!

Já não havia mais paciência. Todas as desculpas chegavam a soar como ofensas a quem, um dia, acreditou no sonho de ser campeão.

Eu disse "um dia, acreditou"? Perdão, tempo errado.

EU ACREDITO. Ora, por que desistir? Sei que não temos o melhor time. Ainda que o fantasma das lesões não resolvesse se hospedar em General Severiano, a tarefa não seria mais simples. E daí?

O jogo de ontem foi parecido com todos os outros da sequência maldita. Logo, tudo levava a crer que o final também se repetiria. Porém...

Ah, dessa vez, o porém estava do nosso lado. Claro, algumas verdades permanecem. Lucio Flavio não pode envergar o manto que já foi de Mané. Aliás, ontem foi aniversário do "rei do futebol".

(Sim, Garrincha é melhor que Pelé. E tem gente que concorda comigo.)





Enfim, como dizia, o porém estava do nosso lado. A história de Botafogo x vitória teria um final feliz pra nós. Esse rapaz aí, de punhos cerrados e sangue nos olhos, nos relembrou quão saboroso é o gosto de vencer.







Foi sofrido? Alvinegro já nasceu pronto pra sofrer. Foi feio? Valeram três pontos, do mesmo jeito. Só sei que não ligo pra tal da lógica. Impossível? Veremos...

PRA CIMA DELES, GLORIOSO! ♫ Saudações Alvinegras!

sábado, 9 de outubro de 2010

Isso aqui tá muito careta...

Eu sei que estamos a nove pontos do atual líder. Também estou ciente de que restam apenas 10 jogos para o fim do BR-10.

Conheço a torcida do Botafogo. Tenho quase uma década de arquibancada. Vi como ela é capaz de botar fogo (trocadilho inevitável) no time. E de como sente o baque nos tempos difíceis.

Mas, cá entre nós, seja sincero com este blogueiro: acabou?

Estamos falando de futebol. O improvável anda de mãos dadas com este esporte, desde sempre. Não vou perder tempo listando exemplos; você, com certeza, há de se lembrar de alguns.

É fácil ir na onda da maioria. De tanto que vuvuzelaram nos ouvidos alvinegros, alguns que demonstravam crer no título se esfriaram.

Agora só restaram os loucos. Aqueles que não olham pra tabela de classificação. Aqueles que mantêm o "botão do DANE-SE" ligado pros "realistas". Aqueles que cantam, não pra algum jogador. Só pelo Botafogo.

"Pra quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião", já diz a letra da música de nome bem propício: "Só os loucos sabem". Não sei quanto a você, amigo, mas...

EU SOU UM LOUCO E NADA VAI ME ABALAR! Pra cima do palmeiras! Saudações Alvinegras!