terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Novo Botafogo [nem tão novo] para 2011

Vai começar 2011!

A frase parece estar meio fora de data, mas não, não está. O ano nunca começa, de fato, dia primeiro de janeiro. Para alguns, as festas emendam até o carnaval, e a volta ao batente só se dá decorridos algumas dezenas de dias... Enfim, para o futebol brasileiro, 2011 começa nesta semana, com a reapresentação dos principais clubes.

O Botafogo volta aos treinamentos amanhã. Queria eu poder escrever sobre alguma contratação impactante, que fosse notícia principal em sites de esportes (como a de Ronaldinho Gaúcho pelo time da beira da lagoa, ou pelo grêmio, ou pelo palmeiras, ou pelo E.C. Iguaçu, que loucura!), mas até agora, apenas especulações, novelas (de má qualidade, diga-se de passagem) e contratações baseadas na política do "bom e barato".

Segue abaixo a lista dos jogadores que compõem (oficialmente) o grupo Alvinegro até agora:

  • Jefferson, Renan, Luis Guilherme** e Milton* (goleiros);
  • Alessandro, Lucas, Guilherme e Márcio Azevedo (laterais);
  • Antonio Carlos, Fábio Ferreira***, Márcio Rosário, João Filipe e Lucas Zen (zagueiros);
  • Marcelo Mattos, Leandro Guerreiro, Fahel, Somália e Araruama (volantes);
  • Maicosuel***, Renato e Bruno Tiago (meias);
  • Loco Abreu, Herrera, Caio, Alex e William** (atacantes).



*servindo à Seleção;
**fazendo testes em clubes europeus;
***recuperando-se de lesões.

A grande cobrança feita sobre Joel Santana é na questão da falta de ousadia, na armação tática do time e na prática, dentro dos jogos. Com um elenco farto nas posições ofensivas, se torna mais fácil essa mudança de paradigmas.

Porém, no começo deste trabalho, pelo visto, teremos mais do mesmo.


Football Fans Know Better

O Botafogo da estreia no Carioca, caso não haja surpresas ou novas contratações e/ou lesões, deve ser este. Com a cara do time de 2010.
Enfim, Maicosuel e Fábio Ferreira deverão voltar ao time em abril (março, pensando positivamente), Lucas parece ser boa aposta (te cuida, Alessandro!), e o Everton pode chegar por esses dias. Não é o jogador dos sonhos, mas vejam como pode ficar o Botafogo:


Football Fans Know Better



Passando ao "esquema da moda", o Botafogo ganharia muito em poder ofensivo. É possível também jogar num 4-4-2 em linha, com Caio passando à ponta-de-lança.

Deixando a parte tática, o que eu mais desejo ver nesse ano é um time guerreiro. [Brincadeira, sem clichês ou tricolices por aqui!] Gente, creio que com todos os problemas que tivemos no último Brasileiro, podíamos chegar mais longe. Esse pensamento não sai da minha cabeça, e é assim com vários Botafoguenses.

Tudo que eu não quero é me sentir assim ao final desta jornada. Pelo contrário, quero dizer "nos superamos", "conseguimos o que ninguém imaginava", "esse é o meu Botafogo!", "É CAMPEÃO!".

Que assim seja. Daqui de casa ou na "segunda casa", nosso (eu disse nosso, tá, rivais sem-teto?) Engenhão, estou contigo, Botafogo, pro que der e vier! Saudações Alvinegras!

3 comentários:

  1. Não mudou nada o time! bi-campeonato a vista!

    ResponderExcluir
  2. तुमसे प्यार करता हूँ कोई भी नहीं की तरह कभी प्यार
    मैं चाहता हूँ आप के रूप में एक दिन किसी ने कभी नहीं चाहा
    आप मेरी कहानी बदल गई.
    हर दिन, हर पल
    तुम मेरे विचारों में हैं
    मैं समय का ट्रैक खोना
    सिर्फ इसलिए कि तुम में से एक.

    ResponderExcluir
  3. com ctz, essa possivel formação desse ano, é MUITO melhor do que a desse ano. Mais discordo de algumas pessoas. Sakas?

    ResponderExcluir