sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sou contra os estaduais!

Título auto-explicativo...

Sempre que eu ouço algum jogador, treinador ou dirigente reclamando do calendário brasileiro, me vem à cabeça escrever este post.

Os campeonatos estaduais já foram prioridade para os clubes. E não estou exagerando quando afirmo isto. Nem a Libertadores ficava acima das disputas locais.

[Se não me engano, após o Flamengo ser campeão em 1981 (quando fez da Liberta sua prioridade no ano), os outros seguiram o exemplo.]

De uns tempos pra cá, uma corrente começou a ganhar força. "No Brasil, se joga muitas vezes, e se descansa pouco. O calendário está inchado, prejudica os atletas e prejudica o espetáculo!".

Ah é?

Mas de quem é a culpa por esse "desgaste"? Quem organiza o calendário? Quem está lá para assinar os contratos e concordar com toda essa quantidade de partidas por temporada?

Pois bem, eu não vejo mais motivo para os grandes clubes participarem desses torneios.

Podia-se começar o ano futebolístico mais tarde (eliminando assim o excesso de jogos durante a semana), pausar os campeonatos quando houvesse datas FIFA, pra não desfalcar ninguém, estender as férias da boleirada...

Há desvantagens? Sim, sempre há. Para os clubes pequenos de cada Estado, que esperam ansiosamente a visita de um Corinthians ou um Vasco, para aumentar a arrecadação com bilheterias e transmissões de TV; para a própria TV, que precisaria encontrar formas de preencher sua grade de programação; para os clubes grandes, que também perdem receita e a chance de pegar alguns milhões com um título estadual.

Sem dúvida, muita gente sairia perdendo, mas valeria o sacrifício, já que as equipes grandes teriam uma melhor preparação e poderiam se dedicar mais a outras competições mais importantes, como Copa do Brasil e Libertadores.

Em outros países, considerados potências do futebol, não existem estaduais. Está certo que a realidade é outra, mas não custa nada uma adaptação. É hora dos clubes pensarem no que é melhor pra si e procurar alternativas de receitas, disputar campeonatos pra vender às emissoras pode custar caro.

Tá aberto o debate: você é a favor ou contra os estaduais?

Um comentário:

  1. Esse é um ótimo assunto! De uns anos pra cá me tornei contra os Estaduais. Tá certo que é tradição e já foi muito mais importante pro Futebol Brasileiro, mas a impotância diminui a cada ano que passa. Essas competições pesam muito no calendário, em SP por exemplo, tem 20 Clubes, mesmo número do Brasileirão e sem contar que a aquipe para ser Campeã precisa disputar 23 jogos, mais da metade de um turno de Campeonato Nacional. As federações deviam tentar melhorar os Estaduias, como por exemplo: Colocar as Grandes Equipes nas fases finais deixando a maior parte da competilção sendo disputada pelos Times do Interior. Devido aos Estaduais, as equipes tem no máximo 1 mês de férias e 15 dias de pré-temporada, nesse período, os Clubes poderiam estar fazendo excursões, disputando amistosos na Europa para divulgar a marca e ficar mais conhecido no exterior, mas não, ficam viajando para o Interior e ajudando as pequenas equipes a ganharem dinheiro. Sobre a impotância de ganhar esse tipo de competição, se o Time é Campeão tá valendo, e se não for a competição não vale nada. Caso acabe os Estaduais, irá mexer com a tradição do futebol brasileiro, para isso não acontecer, as Federações deveriam melhorar. Ótimo post e ótimo assunto! Abs!

    ResponderExcluir