quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobre meninos e loucos

Genial, irresponsável, sagaz, displicente. Ou simplesmente louco.

Definições não faltam para a atitude de Sebástian Abreu, no último domingo. Sua última cavadinha havia sido nas quartas-de-final da Copa do Mundo. Ocasião infinitamente mais importante do que disputar o primeiro lugar do grupo B da Taça Guanabara...

De todas as modalidades de batidas de pênalti, a inventada por Panenka é "oito ou oitenta". Neymar falhou, todos cobraram. Melhor, fuzilaram o garoto com críticas. Como se fosse réu de um tribunal que não permite "gracinhas" no futebol. O camisa 13 alvinegro provavelmente passaria pela mesma situação. Mas teve a chance de tentar de novo. De fazer o gol "do jeito certo".

Mas ele não cansa de provar que tem cojones. Eu esperava uma repetição, e creio que vários Botafoguenses tiveram o mesmo feeling. A grande maioria assistiu, embasbacada, a pelota beijar mansamente a rede do Engenhão. Essa mesma maioria, com desdém, classifica a atitude de Abreu como loucura, exibicionismo, marra. Pobres criaturas que se esqueceram da essência desse jogo. Como disse brilhantemente Valdomiro Neto, na página 3 do Lance! de hoje, quarta-feira: "Ave, Loco Abreu! Tu és o sopro de sandice necessária nesse nosso futebolzinho tão cheio de melindres e corretices políticas.(...)"

Sebástian já tem 34 anos, é pai de família. Está a um gol de se tornar o maior artilheiro da História do Uruguai. Imagino a raiva que deve ter sentido quando o jovem repórter o questionou, ao fim do clássico, se ele não sentira medo de perder a segunda penalidade. Porém, com sua costumeira lucidez, respondeu que, se tivesse medo, não sairia de casa. Louco, só quem ainda acha que ele é.

Por motivos que transcendem as batidas de penal, El Loco já é parte da história do Botafogo. Pelo que faz no campo e também fora dele.

3 comentários:

  1. Só afirmo uma coisa: Um dia ele cairá do jegue com isso. E eu vou rir, que nem vc riu quando oneymar caiu do jegue com isso tbm . AHAHAHAHAHAHHA.
    Loco Abreu é mito, ate eu que sou santista, admito isso. Era pra ter vindo pro Santos ano passado, mais aí alguem passou a mao nele ( aloka ) e levou pro fogão. Mais suave, é legal ver ele fazendo de suas loucuras aqui no Brasil mesmo.
    Ah, belo post, irmãozinho

    ResponderExcluir
  2. Ano que vem ele fecha com o timão..rssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu faço das palavras do Mateus as minhas! E falo pro Suyção deixar de ser invejoso, e pra você mileppinho querido, parar de ver tv! VAi ler um livro, vai! ahahaha Beijooo!

    ResponderExcluir