terça-feira, 6 de julho de 2010

Soy Celeste hasta la muerte

Boa noite. Inspirar, expirar... Hoje, na Cidade do Cabo, a história uruguaia teve mais um capítulo marcante. Eu sei que a Holanda ganhou. Mas quem disse que a vida é só de vitórias?

Com um time inferior, e desfalcado de jogadores fundamentais como Lugano e Suárez, não deixamos de sonhar. Perante nós, um supertime. Craques renomados e em excelente fase.

No início, um golpe. Chutaço de longe e desvantagem no placar. Estava dando a lógica. Mas esqueceram de avisar para os homens de azul. Se na técnica era impossível, usa a garra!

Na mesma moeda, Forlán empatou. Na marra. Quando o intervalo veio, era nítido o tamanho do esforço dos guerreiros. Não se podia errar.

Segundo tempo. Tome angústia. Na marcação, Arévalo, Pérez, Godín, todos foram leões. Brigavam com lealdade. Mas mostravam aos holandeses: não vai ser fácil pra vocês.

Só que é difícil segurar o talento. Sneijder, candidato a melhor da Copa (e do ano), desempatou. Três minutos depois, o terceiro gol. Acabou?


Nem pensar. Se vamos perder, que a nossa pele fique no gramado.

Com a garra charrua no coração, era tudo ou nada. Não fosse o preciosismo do adversário, certamente tomaríamos mais gols. Só que o risco era necessário.

46 minutos. Em um ato de "irresponsabilidade", jogada ensaiada. Santa coragem. Maxi Pereira reacendeu a esperança. Aos que já davam como certa a vitória da Holanda, era olhar pro relógio e torcer pelo apito final.

Acréscimos... Quem estava assistindo, independente da preferência, sentiu o coração acelerar. Bola na área, alguém empurra a Jabulani pro gol!

O juiz apitou o fim da batalha. Não deu.

Quem disse que nós não devemos sentir orgulho? Como dito no primeiro parágrafo, a vida não é só de vitórias. Perdemos de pé. Jamais baixamos a guarda. Esse é o real valor de um guerreiro: independente do que digam, jamais desistir.

Está estranhando minha fala em 1ª pessoa? Pois saiba que, de hoje até sempre, sou Celeste. Reparou que não citei Abreu? Não é por causa dele a minha decisão.

Saludos.


2 comentários:

  1. tens o direito de torcer por quem quiser, mas tu há de convir que o uruguai só pegou baba no grupo dele. Suou contra corea e gana. Com um adversário melhorzinho, com um pouco de inteligência no meio e no ataque a defesa uruguaia caiu por terra. Como o Brasil a tragédia ja estava anunciada.

    ResponderExcluir
  2. Discordo do amigo de cima que diz que o Uruguay só pegou baba. A Celeste era dada como morta já na primeira fase, afinal, pegou os anfitriões, os atuais vice campeões e o México, que sempre é um time chato. O Uruguay está de parabéns, caiu de pé, de forma digna, com hombridade, coisa que os guerreiros da brahma não fizeram. Nós, fãs de futebol, ficamos orgulhosos e felizes em ter de volta ao grande escalão uma camisa tão pesada e tradicional quanto a Celeste.

    ResponderExcluir